domingo, 19 de fevereiro de 2012

TERMOLOGIA - Conceitos básicos.




* ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DA TERMOLOGIA:

1- CALOR: 
             É a energia térmica em trânsito. O calor é a nomenclatura atribuída à energia térmica sendo transferida de um sistema a outro exclusivamente em virtude da diferença de temperaturas entre eles. Não é correto se afirmar que um corpo possui mais calor que outro, e tão pouco é correto afirmar que um corpo possui calor; os corpos (ou sistemas) possuem energia interna e o conceito de energia interna não deve jamais ser confundido com o conceito de calor.

1.1-    UNIDADES DE CALOR:
              Caloria é a quantidade de calor necessária para elevar a 1ºC a temperatura de 1 grama de água. A caloria é uma unidade usada para medir a energia dos alimentos. Hoje a maioria das embalagens apresenta as medidas de energia nessa unidade.


             Depois que foi estabelecido que calor é uma forma de energia, passou-se a usar o joule (J) para medir o calor, no Sistema Internacional de Unidades. Tomando como base a experiência de Joule, ficou definido que:

 
TEMPERATURA
 É a grandeza física que mede o estado de agitação das partículas de um corpo.         .

No cotidiano, costumamos usar frases que , para a física, tem emprego errado mas, que no uso diário transmitem a idéia do emprego com precisão,. Exemplo disso é a frase " estou com frio" que para a física poderia ser escrita "ESTOU PERDENDO CALOR PARA O MEIO" assim temos


A TERMOLOGIA se divide em:


Termometria  
é a parte da Termologia que estuda a temperatura e suas medidas.

Calorimetria 
é a parte da física que estuda as trocas de energia entre corpos ou sistemas quando essas trocas se dão na forma de calor.


TERMODINÂMICA 
trata do estudo da relação entre o calor e o trabalho, ou, de uma maneira mais prática, o estudo de métodos para a transformação e energia térmica em energia de movimento.










01-. (PUC-Campinas-SP) Sobre o conceito de calor pode-se afirmar que se trata de uma:
a) medida da temperatura do sistema.
b) forma de energia em trânsito.
c) substância fluida.
d) quantidade relacionada com o atrito.
e) energia que os corpos possuem.


 
2. (AFA-SP) Assinale a alternativa que define corretamente calor.
a) Trata-se de um sinônimo de temperatura em um sistema.
b) É uma forma de energia contida nos sistemas.
c) É uma energia em trânsito, de um sistema a outro, devido à diferença de temperatura.
d) É uma forma de energia superabundante nos corpos quentes.
e) É uma forma de energia em trânsito do corpo mais frio para o corpo mais quente.



3. (Unisa-SP) O fato de o calor passar de um corpo para outro deve-se a:
a) quantidade de calor existente em cada um.
b) diferença de temperatura entre eles.
c) energia cinética total de suas moléculas.
d) o número de calorias existentes em cada um.
e) nada do que se afirmou acima é verdadeiro.



4. (UECE) Considerem-se as unidades cal e joule. É correto afirmar:
a) A caloria e o joule não podem ser comparados, porque a caloria é unidade de quantidade de calor e o joule é unidade de energia.
b) O joule é maior que a caloria.
c) A caloria e o joule são iguais. 
d) A caloria e maior que o joule.
e) nenhuma das alternativas acima. 



5. (U. F. Viçosa-MG) Quando dois corpos de materiais diferentes estão em equilíbrio térmico, isolados do meio ambiente, pode-se afirmar que:
a) o mais quente é o que possui menor massa.
b) apesar do contato, suas temperaturas não variam.
c) o mais quente fornece calor ao mais frio.
d) o mais frio fornece calor ao mais quente.
e) suas temperaturas dependem de suas densidades.



6. (FEI-SP) Quando dois corpos de tamanhos diferentes estão em contato e em equilíbrio térmico isolados do meio ambiente:
a) o corpo maior é o mais quente.
b) o corpo menor é o mais quente. 
c) não há troca de calor entre eles. 
d) o maior cede calor para o menor.
e) o menor cede calor para o maior.



7. (Fatec-SP) Três corpos encostados entre si estão em equilíbrio térmico. Nessa situação:
a) os três corpos apresentam-se no mesmo estado físico. 
b) a temperatura dos três corpos é a mesma.
c) o calor contido em cada um deles é o mesmo. 
d) o corpo de maior massa tem mais calor que os outros dois. 
e) nenhuma das afirmativas acima.


 
8. (Acafe-SC) A tabela apresenta as substâncias com suas respectivas temperaturas de fusão e ebulição, nas CNTP:
substância     Temperatura de fusão ( o C )     Temperatura de ebulição ( o C )
nitrogênio     - 210     - 196
éter     - 114        34
mercúrio      - 39       357
água         0      100
álcool  etílico     - 115       78
Na construção de um termômetro para medir temperaturas entre - 60 oC e + 60 oC, deve-se utilizar, como substância termométrica:
a) mercúrio 
b) álcool etílico
c) éter 
d) água
e) nitrogênio
 


9. (Mackenzie-SP) O célebre físico irlandês William Thomson, que ficou mundialmente conhecido pelo título de lorde Kelvin. entre tantos trabalhos que desenvolveu "criou" a escala termométrica absoluta. Essa escala, conhecida por escala Kelvin, conseqüentemente não admite valores negativos, e para tanto, estabeleceu como zero o estado de repouso molecular. Conceitualmente sua colocação é consistente, pois a temperatura de um corpo se refere à medida:
a) da quantidade de movimento das moléculas do corpo.
b) da quantidade de calor do corpo.
c) da energia térmica associada ao corpo.
d) da energia cinética das moléculas do corpo.
e) do grau de agitação das moléculas do corpo.


 
10. (Unirio) Um pesquisador, ao realizar a leitura da temperatura de um determinado sistema, obteve o valor -450. Considerando as escalas usuais (Celsius, Fahrenheit e Kelvin), podemos afirmar que o termômetro utilizado certamente não poderia estar graduado: 
a) apenas na escala Celsius. 
b) apenas na escala Fahrenheit. 
c) apenas na escala Kelvin. 
d) nas escalas Celsius e Kelvin. 
e) nas escalas Fahrenheit e Kelvin.


 RESPOSTA:

1 - B ; 2 – C;    3 – B;    4 – D;    5 - B ;   6 - C  ;7 - B   ;8 - B    ;9 - E   ;10 - D
Neste primeiro momento procuramos colocar aqui os conceitos iniciais da termologia. Nas próximas postagens traremos as transformações entre as escalas. Aproveitem bem.
Comentem, pois a opinião de vocês é muito importante.
Abraço a todos.


2 comentários:

  1. Muito bacana, Wild, muito úteis esses conceitos. Acho que também seriam bacanas algumas sugestões de livros didáticos, já que que a
    maioria das escolas usa o sistema de apostilas, e também pra quem quiser se aprofundar mais para o vestibular. Abraços!

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  2. Muito Bacana seu blog WILD....o conteúdo está de fácil entendimento e bem distribuído!!!!
    me ajudou bastante!!!

    Renato Araújo

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