sábado, 18 de fevereiro de 2012

Para que estudar as unidades de medida

          Na nossa profissão de professor de Física é muito comum escutarmos algumas perguntas como: para que serve a física? Para que eu devo estudar isto ou aquilo? A minha resposta é sempre a mesma, devemos estudar a Física, no mínimo para que possamos interagir com o mundo de maneira mais correta. É uma visão romântica, eu sei, eu deveria responder que devemos estudar os assuntos da Física, no mínimo, para não passarmos vergonha. Então para que estudar as unidades de medidas? Num domingo desses eu estava assistindo a reportagem da série Planeta Extremo  e me deparei com a seguinte imagem:
 
           Percebam que na imagem o tempo de conclusão da maratona de CLAYTON CONSERVANI foi de 5h 12 m. De maneira rápida lemos cinco horas e doze minutos de prova. Porém, observando bem o emprego da unidade eu li cinco horas e doze metros. Tudo bem foi apenas um erro de grafia inocente, mas o erro se repete em outros momentos dessa reportagem como vemos nesta outra imagem. 

 
                 Então para que estudar as unidades de medidas? Para podermos usá-las de maneira correta. Qual é a maneira correta de usarmos as unidades de tempo? Para representar com números "cinco horas e doze minutos", escreva "5h12min". As unidades de medida como h (hora), m (metro), l (litro), km, min devem ser grafadas em minúsculas, sem ponto, sempre no singular e logo após o número a que se referem.
Nunca escreva 5: 12 hs, 5:12, 5:12 hrs, 5h 12m.
Dessa forma estaremos interagindo com o mundo de maneira correta. 

FAÇA UM COMENTÁRIO SOBRE NOSSO TEXTO.

Abraço a todos.

9 comentários: