quinta-feira, 21 de março de 2013

VELOCIDADE MÉDIA
EXERCÍCIO
01- Uma pessoa viajando de automóvel, numa estrada reta e horizontal e com velocidade constante em relação ao solo, deixa cair um objeto pela janela do mesmo. Despreze a ação do ar. Podemos afirmar que a trajetória descrita pelo objeto é:   

a) um segmento de reta horizontal, em relação a um observador parado na estrada. 

b) um segmento de reta vertical, em relação a um observador parado na estrada.
c) um arco de parábola, em relação à pessoa que viaja no automóvel.
d) um arco de parábola, em relação a um observador parado na estrada.
e) independente do referencial adotado.
  
02- Um homem, em pé sobre a carroceria de um caminhão que se move em uma estrada reta com velocidade constante, lança uma pedra verticalmente para cima. Com relação ao movimento da pedra e desprezando o atrito com o ar, é correto afirmar que:
a) ela cairá no chão, atrás do caminhão, se a velocidade deste for grande.
b) ela cairá nas mãos do homem, qualquer que seja a velocidade do caminhão.
c) em relação à estrada, a pedra tem movimento retilíneo.
d) em relação ao caminhão, o movimento da pedra é curvilíneo.
e) em relação ao homem, a trajetória da pedra é um arco de parábola.

03- Um parafuso se desprende do teto de um ônibus que está em movimento, com velocidade constante em relação a Terra. Desprezando a resistência do ar, a trajetória do parafuso, em relação ao ônibus, é:
a) parabólica.
b) retilínea e vertical.
c) um ponto geométrico.
d) retilínea e horizontal.
e) inclinada.   

Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
04- Um móvel percorre a distância de 300 m em 1 min. Calculando sua velocidade escalar média encontramos:
a) 5 m/s. 
b) 6 m/s. 
c) 7 m/s. 
d) 8 m/s. 
e) 9 m/s.

05- Ao passar pelo marco “km 200” de uma rodovia, um motorista vê um anúncio com a inscrição: “ABASTECIMENTO E RESTAURANTE A 30 MINUTOS”. Considerando que esse posto de serviços se encontra junto ao marco “km 245” dessa rodovia, pode-se concluir que o anunciante prevê, para os carros que trafegam nesse trecho, uma velocidade media, em km/h, de: 
a) 80
b) 90
c) 100
d) 110
e) 120

06- Numa corrida de fórmula 1, a volta mais rápida foi feita em 1 min e 20 s, a uma velocidade média de 180 km/h. Pode-se afirmar que o comprimento da pista, em metros, é:





07- A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A) está testando seu novo avião, o EMB-145. Na opinião dos engenheiros da empresa, esse avião é ideal para linhas aéreas ligando cidades de porte médio e para pequenas distâncias. Conforme anunciado pelos técnicos, a velocidade média do avião é de, aproximadamente, 800 km/h (no ar). Assim sendo, o tempo gasto num percurso de 1.480 km será:       






08- Um professor, ao aplicar uma prova a seus 40 alunos, passou uma lista de presença. A distância média entre cada dois alunos é de 1,2 m e a lista gastou cerca de 13 minutos para que todos assinassem. A velocidade escalar média desta lista de presença foi, aproximadamente em cm/s, igual a: 
a) zero
b) 3
c) 6
d) 13
e) 92

09- Jogadores de futebol com chute forte conseguem chutar a bola, na cobrança de uma falta, com uma velocidade média  de até 108 km/h. Supondo que a falta é cobrada nas proximidades da grande área, a uma distância de 20 m do gol, e que a bola vá rente ao gramado, o tempo aproximado que a bola demora para chegar ao gol é de:
a) 1 min
b) 0,01 s
c) 6 s
d) 3,14 s
e) 0,67 s



Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
10- Na sala de aula, você está sentado e permanece imóvel nessa posição. Podemos afirmar que você estará em repouso em relação a um sistema:
a) fixo na entrada da sala.
b) concebido fixo na Lua.
c) colocado fixo num automóvel que passa na frente da escola.
d) imaginado fixo no Sol.
e) qualquer que seja o sistema.

LEIA TAMBÉM:
CONCEITOS DE VELOCIDADE MÉDIA 
 

2 comentários: